sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Vamos falar um pouco sobre o Gás Hélio

          O elemento hélio é um gás nobre, pertencente na tabela periódica de 0 a 8A, sua estrutura é inerte, com isso não sofre reação química, seguem em regra é estável com 2 elétrons em sua última camada de valência, possuindo 8 isótopos, porem desprezíveis praticamente, pois cerca de 99% do hélio é isótopo estável He.
          É incolor e inodoro possui número atômico 2 e configuração eletrônica 1s², massa atômica 4.002u, tendo como simbolo químico He, com ponto de fusão de -272,2ºC e ponto de ebulição - 268,9ºC, mesmo estando perto do zero absoluto o gás não se solidifica, apenas forma moléculas diatômicas instáveis.
           Seu nome em grego significa SOL, onde foi observado pela primeira vez em 1868 pelo cientista Pierre Jansen, durante o eclipse solar, por uma detecção de uma luuz amarela no espectro solar, Norman Lockyer e Edwar Frankland, confirmaram a observação do cientista nomearam o elemento com este nome. Sendo isolado a primeira vez em nosso planeta no ano de 1895 por Willian Ramsay, atrávés do tratamento do mineral de urânio chamado Clevita, com ácidos minerais, por que até então acreditava-se que o hélio estava presente somento no sol.
             Não tóxico, é utilizado numa mistura de ar para pressurização de foguetes, em cilindros de ar para mergulhadores, no enchimento de balões, em soldas elétricas e em cirurgias para evitar o contato direto do oxigênio do ar com o metal frio. Em virtude de proporciconar atmosfera inerte, é utilizado na obtenção decristais de germânio e silício, usado como gás de alta temperatura na obtenção de zircônio e titânio, na indução de supercondutividade em metais devido a sua baixa temperatura e em equipamentos de cromatografia em fase gasosa.
             É obtido de poços de petróleo, através da destilação do gás liquido, a baixa temperatura em função de conter uma quantidade de 7% do gás. A maioria do hélio existente na terra resulta do decaimento radioativo de urânio e outros metais radioativos. Sua abundância na terra é cerca de 8 partes por bilhão e em massa no sistema solar.
 É importante salientar que, não é exatamente este gás que queima nos sol, até mesmo porque ele não é quimicamente reativo, e sim pelas reações nucleares sofridas pelo Hidrogênio presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário